Blog da Improve It

Ruby on Rails com CouchDB usando Couchrest

Publicado por Vinicius Manhães Teles há mais de 5 anos.

No último sábado participei do [Rails for Kids][1], um excelente evento organizado pela [eGenial][e]. Minha apresentação foi sobre como utilizar [Ruby on Rails][2] com [CouchDB][3], com a ajuda da gem [Couchrest][4]. Para facilitar a apresentação e passar o máximo de informação nos trinta minutos disponíveis, optei por fazer um screencast, que mostra o básico dessa integração do [Rails][2] com o [CouchDB][3]. Você pode ver o screencast abaixo.

Ruby on Rails com CouchDB usando Couchrest from Improve It on Vimeo.

O vídeo termina de forma um tanto abrupta, porque tentei me manter o máximo possível dentro do limite de tempo, deixando ainda alguns minutos livres para responder a perguntas. Seja como for, é possível fazer muita coisa com o [CouchDB][3] usando os conceitos básicos mostrados no vídeo. Como gostei da experiência de preparar este, é possível que eu faça outros futuramente, inclusive dando sequência ao que está aí. Espero que seja útil. [1]: http://www.railsforkids.com [e]: http://www.egenialsas.com.br [2]: http://rubyonrails.org [3]: http://couchdb.apache.org/ [4]: http://github.com/couchrest/couchrest

Tags , , , , , ,  | 8 comentários

O que você achou? Coloque seus comentários e sugestões abaixo!

Acompanhe o RSS dessa página.

Comentários (8 até o momento)

  1. Pablo Gallotta disse aproximadamente 1 hora depois:

    Excelente vídeo!!! Não sabia que Couche não tinha esquema, acho que isso dá uma flexibilidade bem grande para fazer as alterações. Agora uma pergunta, ele não permite ter um ID autoincrementado como num banco relacional?
  2. Vinícius Manhães Teles disse aproximadamente 1 hora depois:

    Oi, Pablo. Fico feliz que você tenha gostado. Até onde eu saiba o CouchDB não disponibiliza um autoincrement. Em uma de nossas aplicações, onde temos necessidade de autoincrement, implementamos isso diretamente na aplicação. Mas, não usamos o autoincrement no id. Usamos em uma propriedade do objeto. Exemplo: nós temos invoices para clientes. Estes invoices precisam ter um número. Usamos autoincrement neste número. Mas, cada invoice tem também um id único atribuído automaticamente pelo CouchDB, no momento da criação de cada invoice. O ID é usado internamente no código, enquanto o número do invoice é usado na comunicação com os clientes. Abraços, Vinícius.
  3. Leandro disse aproximadamente 1 hora depois:

    Excelente vídeo mesmo... (claro, não só o vídeo mas os conceitos nele explicados...) Parabéns...
  4. Augusto Cesar disse aproximadamente 2 horas depois:

    muito bom o vídeo. participei do Rails For Kids e já estou estudando o CouchDB. vou acompanhar seu blog a espera de mais posts sobre o assunto. um abraço.
  5. Cairo Noleto disse aproximadamente 4 horas depois:

    Olá Vinicius, gostei muito das duas apresentações. Fiz uma pergunta e não foi respondida (Não deu tempo). Queria saber como vocês trabalham com couchrest e memcached, usam o rails ou alguma outra gem? (Como memcache ou memcache-client)
  6. Ozéias Sant'ana disse aproximadamente 10 horas depois:

    Olá Vinicius, Primeiro parabéns pelo vídeo, importante para quem esta querendo saber um pouco sobre couchdb. Segundo, gostaria de saber o que vocês usaram de testes no Be on the Net? Digo isto porque estou desenvolvendo um aplicação usando couchdb e tenho tido alguns problemas com rspec. Abraço
  7. Alan Rafael disse 4 meses depois:

    Parabéns pelo video e pelo assunto abordado, é extremamente interessante. Sobre o seu comentario, fiquei com uma duvida, como você faz para implementar o autoincrement usando CouchDB, você diz acima que usa no numero das invoices dos seus clientes, mas como garantir que esse numero seja único, já que o banco não te da nenhum artificio para isso? Abraço!
  8. Bruno disse 11 meses depois:

    Ola gostei do video, muito esclarecedor^^ Só estou com um problema, estou desenvolvendo meu tcc da faculdade e não estou conseguindo instanciar o objeto contact no console, não sei se estou fazendo algo erro, a mensagem que ele da é a seguinte: "ExtendedDocument is no longer included in CouchRest base driver, see couchrest_extended_document gem" Alguem poderia me ajudar com esse problema? agradeço desde já segue me msn: brunolal@hotmail.com Obrigado.